no image
Privacy Level: Open (White)

Joos (Aertrijcke) van Aertrijcke (abt. 1450 - 1553)

Joos "Jorge o Velho" van Aertrijcke formerly Aertrijcke aka da Terra, van Aard
Born about in Bruges, Flandres, Bélgica, Spanish Netherlandsmap
[sibling(s) unknown]
Husband of — married [date unknown] in Flamengos, Faial, Açoresmap
Descendants descendants
Died at about age 103 in Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugalmap
Problems/Questions Profile manager: Luiz Sergio Heinzelmann private message [send private message]
Profile last modified | Created 10 Jul 2013
This page has been accessed 678 times.
This profile lacks source information. Please add sources that support the facts.

Biography

Joss van Aard

Joss van Aertrijcke, ou van Aard ou Aerts, foi um fidalgo flamengo, natural de Bruges, que se fixou na ilha do Faial, Açores, nos finais do século XV, possivelmente a convite de Joss van Hurtere, o primeiro capitão do donatário daquela ilha e por certo na sua companhia de comércio. O seu nome foi aportuguesado para Jorge da Terra. Segundo informações de Gaspar Frutuoso, Jorge da Terra recebeu à época concessões e favores de Joss van Hurtere para o seu estabelecimento no Faial.

Jorge da Terra foi um dos primeiros colonizadores da ilha, cultivando terras entre a Ribeira da Conceição e as encostas da Espalamanca.

Alguns dos fatores que levaram os flamengos a imigrarem durante o século XV foram as guerras da sucessão, as lutas para a centralização do poder nos Países-Baixos borgonheses e a extrema miséria durante o mandato dos Duques da Borgonha: Filipe, o Bom, e de seu filho Carlos, o Temerário.

O principal determinante que atraiu estes flamengos para os Açores foi a estreita relação que Flandres mantinha com Portugal desde do início da formação da nação portuguesa. Nesta época, Flandres era um importante ponto do comércio europeu. Alem disto, muitos flamengos imigraram para os Açores quando Filipe, o Bom, casou-se com a princesa D. Isabel de Portugal, filha de D. João I e irmã do Infante D. Henrique. Nas notas que se referem aos Açores, no Globo de Nuremberga de Martin Behaim (1492) lê-se: …As sobreditas ilhas foram povoadas no ano de 1466, quando o rei de Portugal as deu, depois de muitas instâncias, à Duquesa de Borgonha, sua irmã de nome Isabel, condessa de Flandres.

Até o momento não há estudo que descreva a ascendência de Jorge da Terra, ficando-nos uma lacuna a respeito de sua geneologia. Não sabemos se o mesmo tinha título de nobreza na sua região de origem. Mas conforme os relatos de Gaspar Furtuoso ao descrever a Ilha do Faial: “ Há nesta vila da Horta muita gente nobre: os de geração de Jos Dutra, capitão, e de Guilherme da Silveira, e de Jos da Terra…” Também segundo Marcelino Lima, outro historiador Açoriano, Jorge da Terra “era indivíduo de distinção, provindo muito provavelmente de elevada estripe. Baste olhamos seu casamento com Margarida da Silveira, filha do célebre flamengo Guilherme da Silveira, homem de grande fidalgia, reputado neto de um conde, e possuindo brasão de armas.”

Dizem algums pesquisadores que os Terras usaram as armas dos Aertrijcke (fig. 1): negro 6 (3,2,1) gomis de ouro, timbre um gomil de negro, escudo é acompanhado de duas bandeiras das armas, as hastes de ouro. Estas armas foram provalvamente concedidas à família de Jorge da Terra em Flandres, e levadas a Portugal no século XV. Até o momento, não foi possível encontrar registro de quando elas começaram a ser usadas em Portugal.

Caso o próprio Jorge da Terra tenham trazido as armas dos Aertrijcke de Flandres, ele as teria registrado na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, que o mesmo mandou construir após sua chegada à Ilha do Faial. Esta ermida, porém, foi saqueada em 1589 pelos ingleses, e queimada durante a invasão inglesa em 1597. A destruição desta ermida possivelmente eliminou a história do uso destas armas.

Outros membros desta família usaram nos Açores o seguinte brasão (fig. 2): “de azul, com três flores de lis de oiro.” O primeiro barão de Alagoa usou uma outra versão das armas dos Brums (fig. 3): “de oiro, uma águia negra de duas cabeças, e nos pés seu ondado de azul.” Aparentemente, nenhuma destas versões de armas foi reconhecida oficialmente em Portugal.

Nos Açores, a família Terra ligou-se através de casamento com outras famílias nobres. O tronco principal desta linhagem inclui os Silveiras de Willem van der Hagen, os Brums de Wilhelm van der Bruyn, os Pereiras Lacerdas da casa dos senhores e condes da Feira, e os Pereiras Sarmentos que procedem do conde Fernão Gonçalves de Castela.

O tronco principal da família Terra atualmente se encontra espalhada pelos Açores, Madeira, Portugal Continental, Brasil, Europa Ocidental, Estados Unidos da América e possivelmente outras partes do mundo.

Muitos descentes de Joss van Aertrijcke foram indivíduos de alta importâcia política, religiosa e social. Estes incluem Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, o primeiro presidente da República Portuguesa; D. António Taveia de Neiva Brum, arcebispo de Goa; Sebastião José de Arriage Brum da Silveira, governador da Ilha de São Miguel (1816-1821); Francisco Machado de Faria e Maia, 1.º visconde de Faria e Maia, da ilha de São Miguel; Vicente Machado de Faria e Maia, 2.º visconde de Faria e Maia, que foi despachado secretário-geral do Governo Civil de Ponta Delgada; António de Medeiros e Albuquerque, 3.º visconde das Laranjeiras;Francisco da Silveira Pinto da Fonseca, 1º conde de Amarante; António da Silveira Pinto da Fonseca, 1º visconde de Canelas; Manuel da Silva Pinto da Fonseca Teixeira, 1º marquês de Chaves; João da Silveira Pinto da Fonseca, 2º visconde da Várzea de Abrunhais; Henrique da Silva da Fonseca Cerveira Leite, 1º visconde de Alcobaça; Constantino, príncipe Merschersky; Simão de Roches da Cunha Brum, 1.º barão de Roches; José Francisco da Terra Brum, morgado e 1.º barão de Alagoa; e Florêncio Terra, escritor, professor e político açoriano.

Wikipédia: Joss van Aard (http://pt.wikipedia.org/wiki/Joss_van_Aard : accessed 112 jul 2013)


  • ID: I1919
  • Name: Joose Van Aertrijcke
  • Given Name: Joose
  • Surname: Van Aertrijcke
  • _AKA: Jorge da Terra
  • Sex: M
  • Birth: in Bruges,Flandres,Bélgica
  • Death: 11 MAY 1553 in Horta,Ilha do Faial,Açores,Portugal

Marriage 1 Margarida Da Silveira b: ABT 1452 in Bruges,Flandres,Bélgica

  • Married: ABT 1481 in Flamengos,Horta,Ilha do Faial,Açores, Portugal

Children

  1. João Da Terra Da Silveira b: ABT 1490 in Feteira,Horta,Ilha do Faial,Açores,Portugal
  2. Manuel Da Silveira b: ABT 1501
  3. Jorge Da Terra Da Silveira b: ABT 1506
  4. Francisco Da Silveira
  5. Bárbara Da Silveira
  6. Catarina Da Silveira b: ABT 1510 in Ilha do Faial,Açores,Portugal
  7. Antonio Da Silveira


RootsWeb: Genealogia da Família SILVEIRA (Jeremias), entry for Joose Van Aertrijcke (http://wc.rootsweb.ancestry.com/cgi-bin/igm.cgi?op=GET&db=valdenei&id=I1919 : accessed 31 ago 2015)





Is Joos your ancestor? Please don't go away!
 star icon Login to collaborate or comment, or
 star icon contact private message the profile manager, or
 star icon ask our community of genealogists a question.
Sponsored Search by Ancestry.com

DNA
No known carriers of Joos's DNA have taken a DNA test. Have you taken a test? If so, login to add it. If not, see our friends at Ancestry DNA.


Comments: 1

Leave a message for others who see this profile.
There are no comments yet.
Login to post a comment.
Van Aertrickje-1 and Aertrijcke-1 appear to represent the same person because: Duplicate husband of Margarida de Silveira; same son João

Featured Asian and Pacific Islander connections: Joos is 42 degrees from 今上 天皇, 34 degrees from Adrienne Clarkson, 35 degrees from Dwight Heine, 40 degrees from Dwayne Johnson, 39 degrees from Tupua Tamasese Lealofioaana, 37 degrees from Stacey Milbern, 36 degrees from Sono Osato, 50 degrees from 乾隆 愛新覺羅, 37 degrees from Ravi Shankar, 40 degrees from Taika Waititi, 38 degrees from Penny Wong and 34 degrees from Chang Bunker on our single family tree. Login to see how you relate to 33 million family members.

A  >  Aertrijcke  |  V  >  van Aertrijcke  >  Joos (Aertrijcke) van Aertrijcke

Categories: Unsourced Profiles | Netherlands, Unsourced Profiles