no image
Privacy Level: Open (White)

Caetano José de Nápoles Soares

Caetano José de Nápoles Soares
Born [date unknown] in Santa Cruz, Coimbra, Portugalmap
[sibling(s) unknown]
Husband of — married 1757 in Rio de Janeiro, Brasilmap
Descendants descendants
Died [date unknown] [location unknown]
Problems/Questions Profile manager: Luiz Sergio Heinzelmann private message [send private message]
Profile last modified | Created 19 Aug 2011
This page has been accessed 279 times.

Biography

Caetano José De Nápoles Soares

État civil

  • Né - S. Cruz,Coimbra,Portugal

Parents

  • Bartolomeu Soares De Nápoles
  • Luzia Lopes

Mariage(s) et enfant(s)

  • Marié vers 1757, Rio de Janeiro,RJ,Brasil, avec Francisca Correia De Jesus 1739 (Parents : Joaquim De Siqueira Lapa & Teresa Correia De Jesus 1705) , dont
  • Francisco Caetano Soares

Genealogia da Família SILVEIRA (Jeremias) <http://gw5.geneanet.org/index.php3?b=valdenei&lang=fr;p=caetano+jose+de+napoles;n=soares>


2. porta-bandeira Francisco Caetano Soares nasceu em Rio de Janeiro-RJ (Sé). Ele casou-se com dona Úrsula Maria das Virgens.

4. Caetano José de Nápoles Soares nasceu em Santa Cruz, Coimbra, Coimbra (Portugal). Ele casou-se com Francisca Correia de Jesus em 1757 em Rio de Janeiro-RJ (Sé).
5. Francisca Correia de Jesus foi batizada em 31 agôsto 1739 em Rio de Janeiro-RJ (Sé) .

8. Bartolomeu Soares de Nápoles casou-se com Luzia Lopes.
9. Luzia Lopes.

Genealogia 520: Um ramo Barbalho Bezerra em Santa Catarina, de Pernambuco via Rio de Janeiro <http://mitoblogos.blogspot.com/2010/08/genealogia-520-um-ramo-barbalho-bezerra.html>


Para os vereadores, tratava-se de uma questão de saúde pública, pois acredita-vam que os negros novos, vindos da Costa de Guiné, provocariam doenças epidê-micas que atingiriam o Rio de Janeiro, como a bexiga, o escorbuto, a tuberculose, a sarna, erisipela, as manchas na pele, entre outras.

Dessa forma, em 11 de fevereiro de 1758, em resposta ao edital, 42 "homens de negócio, capitães de Navio, marinheiros e mais comerciantes de escravos que navegam do Reino de Angola para esta Cidade" assinam petição e entram com recurso para contestar as argumentações dos sanitaristas, alegando que tal co-mércio era antiquíssimo e que não provocava danos à cidade. Deu-se, assim, início a um extenso processo de mais de 200 páginas, que inclui atas, traslados denúncias, depoimentos, entre outros documentos, com a participação de indivíduos que mostram uma sociedade construída por indivíduos, relações de carne e osso e comportamentos cotidianos.

Esses comerciantes se valeram de vários argumentos para convencer os desembargadores a decidirem favoravelmente: que tais epidemias seriam causadas por porcos e outros animais que andam pela cidade; igualmente "os sapateiros que fabricam calçado de peles corruptas". Também levantaram depoimentos de médicos e cirurgiões da cidade, como o Dr. Mateus Saraiva, Dr. Ignácio Francisco Mascarenhas, Dr. Bernardo da Costa Ramos, Dr. Antônio Antunes de Menezes e Dr. Francisco Correia Leal; e dos cirurgiões Francisco Rodrigues, Caetano José de Nápoles de Soares, Vicente Carvalho Malta, Luís Correa de Menezes, Bernardo de Vasconcelos Sirne e do físico-mor Manoel de Moura Brito.





Is Caetano José de Nápoles your relative? Please don't go away!
 star icon Login to collaborate or comment, or
 star icon contact private message the profile manager, or
 star icon ask our community of genealogists a question.
Sponsored Search by Ancestry.com

DNA
No known carriers of Caetano José de Nápoles's DNA have taken a DNA test.

Have you taken a DNA test? If so, login to add it. If not, see our friends at Ancestry DNA.



Comments

Leave a message for others who see this profile.
There are no comments yet.
Login to post a comment.

S  >  Soares  >  Caetano José de Nápoles Soares