no image

Jaime de Bragança

Privacy Level: Open (White)
Dom Jaime "4.Duque de Bragança, 2.Duque de Guimaraes" de Bragança
Born [date unknown] [location unknown]
Ancestors ancestors
[sibling(s) unknown]
[spouse(s) unknown]
Descendants descendants
Died in Vila Viçosa, Portugalmap
Profile last modified | Created 23 Apr 2018
This page has been accessed 50 times.

Biography

D. Jaime, quarto duque de Bragança, simbolizou o renascimento da casa após sua destruição pelas mãos de D. João II e desfrutou da amizade e amplos favores do novo rei D. Manuel I. O jovem nobre testemunhou a execução do pai, D. Fernando, e viveu em exílio em Espanha por longos anos após o banimento da família de Portugal. Após a morte do irmão mais velho, ele tornou-se o herdeiro da casa de Bragança, uma honraria vazia enquanto esta permanecesse oficialmente extinta. Em 1498, porém, D. Manuel I perdoou a família e permitiu que ela retornasse à Portugal com todas as honras; além disso, nomeou o primo como herdeiro da coroa em caso de sua morte sem descendentes diretos. Em comemoração ao renascimento do ducado e para demonstrar seu recém-readquirido poder, D. Jaime ordenou a construção do Palácio de Vila Viçosa, que seria a sede oficial de todos os duques de Bragança e de suas famílias dali por diante.

Mesmo com toda a glória, porém, o duque continuou a ser um homem melancólico e perturbado, mesmo depois do luxuoso casamento por procuração com Leonor de Gusmão, filha do duque de Medina-Sidónia, uma poderosa família espanhola. Extremamente religioso, D. Jaime planejou cancelar o casamento com Leonor e fugir de Portugal para tornar-se frei, deixando o ducado para o irmão mais novo, D. Dinis. Antes, porém, escreveu uma carta explicando seus motivos para o rei D. Manuel I, que ao tomar conhecimento do fato alguns dias depois ordenou que o procurassem e o deterem onde estivesse. De fato, o duque foi encontrado no reino de Aragão pouco tempo depois e, submetendo-se à ordem real, retornou ao reino.

A união oficial com D. Leonor aconteceria em 1502. Logo no ano seguinte, ela daria à luz um filho, D. Teodósio, e ainda teria uma filha, D. Isabel. Mesmo com a felicidade familiar, contudo, o duque conservava seu caráter melancólico, o que o levou progressivamente a desconfiar da traição de sua risonha esposa com o jovem pajem de D. Teodósio. Depois de um rápido julgamento, ambos foram condenados à morte e prontamente executados pelo próprio duque em 1512. Notícias do escandaloso procedimento rapidamente chegaram aos ouvidos do rei, que exigiu explicações de D. Jaime. Este, para escapar da prisão certa, não compareceu à presença do soberano e fugiu. Eventualmente, beneficiado pelo favor que desfrutava com D. Manuel I, D. Jaime acabou perdoado mediante a conquista da cidade marroquina de Azamor, um grande feito militar que o tornaria um herói em Portugal.

Alguns anos depois, D. Jaime se casaria novamente com Joana de Mendonça e teria mais descendentes. Seu sucessor no ducado, porém, foi seu primogênito com D. Leonor, D. Teodósio. D. Jaime morreria em 1532, antes da efetuação do celebrado casamento de D. Isabel com o infante D. Duarte, filho caçula de D. Manuel I.

Sources



More Genealogy Tools



Sponsored Search




Search
Searching for someone else?
First: Last:

DNA
No known carriers of Jaime's Y-chromosome or his mother's mitochondrial DNA have taken yDNA or mtDNA tests and no close relatives have taken a 23andMe, AncestryDNA, or Family Tree DNA "Family Finder" test.

Have you taken a DNA test for genealogy? If so, login to add it. If not, see our friends at Ancestry DNA.



Collaboration

Jaime is 25 degrees from Robin Helstrom, 24 degrees from Katy Jurado and 14 degrees from Victoria of the United Kingdom of Great Britain and Ireland on our single family tree. Login to find your connection.

D  >  de Bragança  >  Jaime de Bragança