Help:Pt:Como começar com a genealogia
Categories: Ajuda de Genealogia | Guia para novos membros | Assistência Especial | Ajuda WikiTree
Disclaimer: This is an unofficial translation. The English-language versions are the official help pages.
Translated: Marcos Amores de Oliveira - 2020-08-26
Está interessado no tópico da genealogia e não tem a certeza por onde começar? Em baixo seguem algumas dicas que irão ajudar-lhe a explorar a sua árvore genealógica.
Contents |
Recolha o que já tenha
Procure e recolha a informação que já tenha ao seu dispor. É muito provável que já tenha uma quantidade considerável sem dar por isso!
Recolha fotos, documentos e objetos sentimentais. Muitas vezes em cartas antigas, ou no verso de fotografias, irá encontrar pistas sobre a história da sua família, algumas óbvias e outras nem tanto.
Fale com os seus familiares
Pergunte sobre as suas vidas e de outras que se lembrem. As memórias destes são os melhores recursos que pode ter ao seu dispor.
Comece pelos seus pais e avós e em seguida pelos seus tios e primos mais próximos. É bastante provável que haja um ou outro que terá todo o prazer em contar o que sabem.
Evite perguntas que são respondidas por sim/não. Favoreça aquelas que dão lugar a uma conversa, de modo a recolher não só nomes e datas mas histórias também.
Comece a construir a sua árvore genealógica
É importante gravar e organizar tudo aquilo que encontre. O WikiTree foi feito para este propósito. Para além de ser fácil de utilizar, os perfis de cada indivíduo têm secções onde é possível colocar fotografias, memórias de familiares e até descrições de objetos sentimentais, entre outros. Apesar de a colaboração ser central ao WikiTree, existem controlos de privacidade que pode empregar, de modo a que só os seus próximos tenham acesso à história recente da sua família. Não obstante, a partir de uma certa data este controlo deixa de existir, de forma a que primos distantes e outros genealogistas possam ajudar no melhoramento de perfis de antepassados seus muito antigos.
Se não tiver interesse em colaborar, existem outras formas de gravar a sua história familiar e a construção da sua árvore genealógica sem que outros incomodem o seu trabalho. Alguns genealogistas usam programas de computador de genealogia, tais como o RootsMagic ou o Legacy. Pode também optar pela maneira clássica de se fazer genealogia, com papel e caneta.
Se tiver disposto a pagar uma taxa mensal, sítios como o Ancestry.com e o MyHeritage contêm uma imensa quantidade de informação que podem-lhe facilitar a investigação, para além que também permitem que construa a sua árvore à medida que investiga. Mais tarde, se tiver a vontade de tornar os frutos da sua pesquisa disponível de modo livre e gratuito ao resto do mundo, pode transferir a sua árvore para o WikiTree.
Selecione um ponto de partida para a sua pesquisa
Sem dúvida que deve estar entusiasmado e ansioso para aprender tudo o que consiga sobre os seus antepassados. Nós compreendemos! Mas abordar todas as suas linhas familiares ao mesmo tempo pode ser avassalador.
Nós recomendamos que escolha um ponto de partida — um indivíduo, uma família ou um apelido — e foque a sua energia aí. Mais tarde pode voltar a outros.
Comece a sua pesquisa
Agora que tem um ponto de partida em mente, pode começar por consultar informação ou registos sobre o indivíduo/família/apelido que escolheu.
Pesquisa on-line
A fonte de informação #1 para fazer a pesquisa sobre o passado genealógico é o FamilySearch, gerido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este sítio não é só para os Mormons, sendo que contem dados gratuitos e relevantes para qualquer genealogista. (Recomendamos este sítio de modo voluntário, pelo que não temos qualquer tipo de filiação com estes.)
Em baixo estão alguns sítios que pode utilizar para começar a sua investigação on-line:
- Pesquisa: registos de nascimentos, casamentos e óbitos
- Pesquisa: Registos de recenseamento
- Pesquisa: Registros fundiários ou prediais
- Pesquisa: Povoações & Grupos étnicos
- Pesquisa: Registos militares
- Pesquisa: Navios, listas de passageiros & imigrações
- MyHeritage
- FindAGrave
Para além dos sítios recomendados acima, é capaz de necessitar de utilizar outras fontes de informação, adequadas ao seu caso em específico, tal como muitos outros Wikitreers, que têm antepassados originários de países diferentes. Se por acaso conhecer uma fonte interessante que seja livre e gratuita, por favor informe a comunidade.
Pesquisa local e off-line
Em baixo seguem alguns sítios que irão ajudar-lhe a começar com a pesquisa local e off-line:
- Bibliotecas & Arquivos bibliotecários genealógicos
- LDS - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
- Procura & Pesquisa gratuita por voluntários
- Grupos & Sociedades
- 16 lugares para pesquisa de registos offline da história familiar
Repita
Quando sentir que investigou o suficiente, ou que não consegue encontrar mais informações sobre um antepassado, família ou apelido, deixe estes para outra altura e foque-se noutra linha familiar. Escolha um novo ponto de partida e repita os passos supramencionados.
Nunca se esqueça de referenciar
Vários iniciantes de genealogia cometem o erro de não apontar onde obtiveram as suas informações.
É importantíssimo que se identifique onde foram encontrados os dados.
Se por exemplo a vossa tia disser a data em que o vosso bisavó nasceu, não apontem somente a data, apontem também que foi a vossa tia que deu essa informação.
Melhor ainda, perguntem à vossa tia como é que ela se lembra da data de nascimento e apontem a sua resposta. Pode parecer estranho perguntar como é que ela se lembra da data de nascimento do seu avó, pois ela pode dizer que sempre a soube, no entanto é possível que o dia que ela tem em mente, e que celebra, não seja aquela que está nos registos oficiais.
O melhor método seria perguntar à vossa tia se ela tem algum documento que mostre a data de nascimento do vosso bisavó. Idealmente também deveriam fazer uma cópia destes dados. (Fazer uma cópia é fácil, basta tirarem uma fotografia com o vosso telemóvel!)
Atenção que sempre que alguém vos diz uma data esta informação é considera de segunda mão, ou indireta. Isto não significa que seja falsa, simplesmente é considerada menos fiável que fontes primárias, ou diretas.
Para mais informações sobre este tópico, veja Fontes e a nossa página sobre Informação incerta.
Tudo o que foi dito acima pode parecer excessivo. O mais provável é que seja alguém que tomou a genealogia como um passatempo e não uma profissão, mas como referimos no início, vários genealogistas iniciantes acabam por se arrepender de não apontarem as suas fontes de informação quando começaram a fazer a sua árvore. Se porventura decidir contribuir para o WikiTree é preciso ter em mente que as fontes são essenciais e até obrigatórias quando se está a tratar de um antepassado muito antigo.
Pedir ajuda
Temos uma comunidade maravilhosa com membros que são bastante prestáveis, oferecendo o seu tempo e habilidades a ajudar outros em investigações. Se por acaso estiver à procura de acompanhamento, chegou a um beco, ou qualquer tipo pergunta, não hesite em utilizar o nosso forum G2G (De genealogista para genealogista)!
This page was last modified 10:07, 2 September 2022. This page has been accessed 785 times.